Gente que se envolve

A superação de Lindaura

Em todas as oficinas do Envolva-se, os participantes contam suas histórias de vida que tenham algo de participação e transformação social. Na oficina de Ibirité, MG, uma das histórias mais marcantes foi a de Lindaura Prates Pereira. Nascida no interior de Minas Gerais, 17 irmãos, saiu de casa cedo para se casar aos 16 anos. Em busca de melhores condições de vida, ela e o marido decidiram morar na capital.

FAF_2224 lindaura
Lindaura compartilhando sua história

Sem trabalho e moradia, Lindaura e o marido batalharam muito até conseguir erguer, em um mutirão, a casa onde vivem até hoje. Durante um tempo, sem conseguir arranjar emprego, ela lavava roupa em troca de sacos de arroz. Até que um dia, ela teve a ideia de juntar um grupo de mulheres, que também passavam por dificuldades, e elas começaram a costurar tapetes e roupas.

No início, sem muita instrução, elas não estavam conseguindo obter lucro. Para melhor a produção, Lindaura convidou um professor da PUC para ajudá-las. “Foi uma maravilha, ele colocou o aprendizado na nossa linguagem e nós levamos para o grupo. A partir desse momento, quando a gente começou a fazer aqueles cálculos direitinhos, começamos a gerar renda”, conta.

Através desse trabalho, as mulheres melhoram as suas condições de vida e também aumentaram a autoestima. “Eu me orgulho por que hoje essas mães estão inseridas no mercado e elas achavam que nunca teriam uma profissão. Ainda tem duas mães que seguem no grupo, gerando renda, e outras estão em outros empregos”, analisa emocionada Lindaura.

É justamente através do compartilhamento de histórias como a de Lindaura que o Envolva-se – Práticas para a Cidadania quer estimular a participação da comunidade na construção de um mundo melhor. Fique atento, a próxima oficina será em Mauá, SP, no dia 26 de março. Inscreva-se gratuitamente no site e participe!

O projeto Envolva-se é realizado pelo Instituto de Comunicação Social e Cidadania (Incomun), em parceria com a empresa Signi e o patrocínio da Petrobras.

Envie sua
História

Próximas Oficinas

Ver todas

Como participar

Fique por dentro

Realização

Incomun

Parceria

Signi

Patrocínio

Petrobras
© Envolva-se - Práticas para a Cidadania . Por Aldeia